quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O homem é parte espírito, parte razão e parte natureza.

(por mim em "Sociedade Japonesa Contemporânea" http://testesociedadec.wordpress.com , este post deve ser disponibilizado nesse link amanhã.)

“do” ou “michi”: caminho

A necessidade que os japoneses sentem de estarem ligados à natureza é nítida em seu dia a dia e, obviamente, no modo de construir e planejar não poderia ser diferente. Desde o local onde vai ser feito até quais materiais serão utilizados, tudo escolhido dentro dessa necessidade.

Temos uma citação de parte de um livro que pode ilustrar perfeitamente essa ligação com a natureza (os créditos ao autor se encontram no final do post):

Nenhum povo amou tanto a natureza, povo nenhum com ela tanto se identificou. Jamais negou-a como aconteceu com o grego que, para mais dela se distanciar, criou a Praça(…)” *

Essa ligação com a natureza é, muitas vezes, feita através de um elo religioso e/ou espiritual, citação do mesmo autor (sobre os jardim japonês):

Reflete em sua grandiosidade artística todas as artes do povo nipônico – é uma sinfonia verde – quase diria um verde santuário. Já não espelha a herança chinesa, é puro japonês. (…)

Sua origem se prende tanto ao naturalismo shintoísta-panteísta japonês como aos alcances de suas outras seitas religiosas.

O zen-budismo sobretudo deitou raízes na alma japonesa e, pela determinação do esvaziamento da mente procurou dar ao homem a tranquilidade necessária ao viver.” *

Para entender a cultura japonesa e suas criações, é necessário nos reportar a suas raízes budistas. Este, originário da Índia, “é um Caminho de conhecimento através do qual o homem procura buscar o significado da vida e a alegria de ter nascido, alcançando o mais elevado grau de autoconsciência possível”**. O caminho de Buda foi o estímulo para o desenvolvimento de várias formas de arte, elevando-as do nível puramente técnico e estético à dimensão de Caminho, fazendo da arte uma filosofia de vida, cheia de princípios e razões.

Esse lado “zen” que e mostra tão forte e cheio de influência nas culturas orientais é o elo entre o homem e a natureza, mostrando que desde sua origem eles já sabiam a importância dessa ligação, já que nós, seres humanos, nada somos além de parte da natureza e dela precisamos estar próximos. Todos somos energia, uma energia tão forte que se fez matéria, a natureza é quem acolhe e renova a nossa energia e o que seria Deus se não o regente sobre toda a energia do Universo? Deus é a energia primária.

Nada faço por mim mesmo…; mas o Pai, que permanece em mim é que realiza as suas próprias obras. …aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores que esta”. Cristo – Jo 8:28, 14:10-12

Créditos aos autores:

*Hélio de Queiroz Duarte em “Permanência do fazer artístico no Japão – Notas sobre o Japão – ”, 1975.

** Ricardo Mário Gonçalves em “DO, a essência da cultura japonesa”, 2004

Obrigada,

Erika Amaral, 04/11/2010

2 comentários:

  1. Gostei bastante :)

    Um abraço,
    Geraldo.

    ResponderExcluir
  2. p.s gostaria de retribuir o seu lindo post com alguns poemas, não são haikais como vc notará, mas é um olhar com grande influência, respeito e admiração, espero que goste:


    .

    nas folhas de uma árvore o vento se equilibra

    .

    uma gota d'água guarda infinitos olhares

    .

    o rio também atravessa pessoas

    .

    ResponderExcluir